Que tal usar madeira nos ambientes?
3 min
Material secular, a madeira conta hoje com novos usos e técnicas de preparo, mas continua trazendo requinte e a sensação de proximidade com a natureza aos ambientes.
Versátil e duradoura, a madeira é, provavelmente, o material mais utilizado pelo homem ao longo da história. Ela avançou pelas estruturas das construções e chegou aos interiores das casas, em pisos, portas, janelas, móveis e decoração, trazendo impactos positivos aos ambientes.
O fato de ser natural colabora para gerar conforto emocional aos moradores das edificações em que a madeira é empregada, uma tendência do design biofílico que desenvolve projetos para o bem-estar das pessoas a partir da reconexão com a natureza.
Além disso, a madeira é única e faz com que cada projeto seja exclusivo, agregando valor a ele. Essa naturalidade torna o material nobre, valoriza os ambientes, deixando-os ainda mais requintados.
Outra característica da madeira é que ela é um isolante térmico e mantém os ambientes em temperatura agradável, entre 22 ou 23 graus. Além disso, é isolante acústico, no caso de pisos e revestimentos de parede, o que garante conforto e aconchego aos ambientes.
Além das diferenças quanto à resistência, mais duras ou mais macias, a madeira também se diferencia pelas tonalidades: mais escuras, claras, avermelhadas, amareladas. Essa variedade possibilita que ela seja usada em qualquer tipo de projeto, dos mais rústicos aos mais sofisticados, e que possa ser combinada com uma gama muito grande de materiais e cores.
Veja algumas sugestões para o uso de madeira em interiores:
No piso
Quem deseja ter a madeira como destaque da decoração, pode tê-la no piso. Esse recurso sempre foi sinônimo de sofisticação e elegância. Os pisos de madeira podem compor ambientes distintos, como quartos, salas, varandas, ou até mesmo grande parte da casa como estilo principal.

Com plantas
A madeira ajuda a compor um ambiente mais natural. Quem gosta de plantas pode mesclar suas cores com os tons amadeirados e assim ter a sensação de estar mais perto da natureza. Os vasos podem ficar acomodados em uma bancada de madeira, por exemplo, ou então o material pode estar na parede, em formato de rack. São várias as possibilidades.

Com couro
A mistura da madeira com o couro traz uma sensação rústica e aconchegante para os ambientes, além de praticidade, durabilidade e claro, muito estilo. Você pode usar a criatividade e combinar as cores da madeira com o couro, tornando o ambiente monocromático, ou partir para o contraste de elementos, alternando as tonalidades.

Nas paredes
Por ser altamente resistente, neutra e ao mesmo tempo sofisticada, a madeira é uma das melhores opções para compor uma decoração marcante. Não é sem motivo que ela está sempre no topo das opções quando se pensa em revestimento de paredes. Essa alternativa vem com várias opções de tons e texturas.

Em móveis
Os móveis de madeira são peças chave no projeto de decoração de designers de interiores e arquitetos do mundo todo. O mercado oferece diversas opções de cores e modelos que tornam possível estruturar ambientes modernos e aconchegantes. As cores da madeira também são importantes na composição da decoração, com tonalidades mais claras para ambientes menores e mais escuras para os maiores, deixando-os mais acolhedores. Quanto aos cuidados, eles devem ser constantes, visando a alta durabilidade. No caso da madeira maciça, por exemplo, a manutenção deve ser periódica, visando hidratação, brilho e beleza da madeira natural.
